Romantismo
- trabalhomoda
- 22 de set. de 2015
- 1 min de leitura

O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais e culturais causadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa. Dando importância as temas reais da história nacional. Ora calma, ora agitada, a natureza exibe, na tela dos românticos, um dinamismo equivalente as emoções humanas.
O romantismo é um movimento artístico, filosófico e político, que originou-se no fim do século XVIII na Europa que esteve presente em grande parte do século XIX. Sua visão de mundo era contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Este movimento visa a arte do sonho e fantasia. Reconhece a criatividade e a imaginação popular. É contrário à arte equilibrada dos clássicos e tem como base a inspiração passageira dos momentos principais de uma vida subjetiva: na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e na força das lendas nacionais.
A atividade artística se tornou mais complexa e o modo de se vestir mais simples. Todos os trajes pareciam ter sido criados para climas tropicais. Na França e na Inglaterra, que ditavam a moda, o traje aceito era uma espécie de camisola leve chegando até os tornozelos, porém extremamente decotada, mesmo durante o dia. Sem contar que era imprescindível o uso do xale para dar contraste e alguma cor, pois as roupas brancas para as mulheres dominavam na época.
As roupas mas
culinas se tornaram mais alinhadas ao corpo, a ascensão dos habilidosos alfaiates ingleses. Começou a fase de incorporar cor as vestimentas masculinas, calções amarelos, coletes vermelhos ou casacos azuis em combinação.
コメント